Chamada de trabalhos

Home » Chamada de trabalhos
Convocatória
Temáticas
Normas
Editores Associados
Submissão de artigos
Edições anteriores
Convocatória

Chamada de trabalhos

O VII Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi 2017) traz o tema “Conhecimento e inovação: energia para o desenvolvimento”.

O congresso receberá trabalhos em três categorias:

  • Artigo Completo (full paper): Trabalhos de 12 a 15 páginas que apresentam resultados provenientes de pesquisa científica teórica ou empírica, envolvendo a apresentação de fundamentação, base conceitual, metodologia utilizada, dados de pesquisa e análise ou discussão desenvolvida.
  • Artigo Curto (short paper): Trabalhos de 4 a 6 páginas que apresentam resultados iniciais ou completos provenientes de pesquisa teórica ou empírica.
  • Relato Técnico (case): Trabalhos de 7 a 10 páginas que apresentam um produto final ou aprendizado decorrente de uma pesquisa ou produção técnica desenvolvida com o objetivo de analisar ou propor soluções a problemas no contexto organizacional. Apesar de apresentar resultados práticos, deve ser escrito com rigor científico e metodológico. O documento deve conter a descrição do caso, técnica ou situação, discussão com revisão da literatura, conclusão e bibliografia.

Guardar

IMPORTANTE

  • O artigo poderá ser apresentado em espanhol, português ou inglês.
  • Cada autor poderá submeter até dez trabalhos, dos quais serão aceitos, no máximo, quatro artigos completos, quatro artigos curtos e dois relatos técnicos.
  • Não serão aceitas inclusões/exclusões de novos autores depois da submissão dos artigos / relatos técnicos.
  • Para que o trabalho aceito seja apresentado no Congresso, ao menos um dos autores deverá efetuar o pagamento de sua inscrição no evento.
  • Os trabalhos devem ser formatados de acordo com as normas da American Psychological Association (APA).
  • Ao enviar o artigo, os autores não devem ser identificados. Em caso de não omissão da identificação, o trabalho não será submetido à avaliação.
  • A submissão dos trabalhos será realizada por meio da plataforma Easychair: https://easychair.org/conferences/?conf=ciki2017

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a Comissão Científica:

comissaocientificaciki@gmail.com

Temáticas

As áreas e subtemas para a apresentação de trabalhos incluem, embora não estejam limitados, aos seguintes:

1. Ecossistemas de Inovação

  • Criação de ecossistemas de inovação
  • Modelos organizacionais e governança de ecossistemas de inovação (PCT, habitat de Inovação, cidades inteligentes, etc)
  • Medição e avaliação do impacto da inovação
  • Laboratórios de inovação no setor público
  • Inovação e indústrias criativas
  • Incubação de empresas e inovação

2. Engenharia do Conhecimento:

  • Gestão tecnológica do conhecimento
  • Engenharia do conhecimento para a inovação
  • Engenharia do conhecimento aplicado a organizações
  • Engenharia do conhecimento aplicado ao e-gov (governo eletrônico)
  • Teoria e prática de engenharia do conhecimento

3. Gestão do Conhecimento:

  • Gestão do capital intelectual
  • Capital intelectual e inovação empresarial
  • Gestão do conhecimento, empreendedorismo e inovação
  • Gestão do conhecimento para a sustentabilidade
  • Teoria e prática na gestão do conhecimento

4. Meios do Conhecimento:

  • Meios do conhecimento e inovação
  • Meios e conhecimento na educação
  • Meios e difusão do conhecimento
  • Teoria e prática dos meios do conhecimento

5. Universidade Inovadora e Empreendedora:

  • Transferência de conhecimento e empreendedorismo inovador
  • Gestão da investigação e inovação
  • Ecossistemas de empreendedorismo nas universidades
  • Modelos para o desenvolvimento de universidades empreendedoras e inovadoras

6. Gestão e Prática da Inovação Social:

  • Processos inovadores para a Inclusão Social
  • Conceitos e metodologias para a inovação social
  • Responsabilidade social empresarial e inovação social
Editores Associados

Oportunidade de Publicação Científica

Os autores dos melhores artigos apresentados no congresso serão convidados para a publicação de uma versão estendida nas seguintes revistas científicas:

International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM)

pub5A Revista Internacional de Engenharia do Conhecimento e Gestão (IJKEM) é uma revista voltada aos estudos multidisciplinares de engenharia e tecnologia, a gestão e os meios de comunicação, a qualidade, a sustentabilidade, a inovação e/ou competitividade das organizações  públicas e privadas, instituições acadêmicas e sociais. IJKEM é uma publicação trimestral dirigida a investigadores, professores, estudantes e profissionais dos campos relacionados, para a difusão de artigos originais sobre teoria e prática científica e tecnológica.

Journal of Intellectual Capital

pub1

O Journal of Intellectual Capital é uma publicação internacional, revisada por pares, dedicada ao intercambio de informações e pesquisas mais atuais acerca das melhores práticas em todos os aspectos da criação, a identificação, gestão e medição do capital intelectual nas organizações. A   revista publica pesquisas e estudos de caso originais do setor acadêmico, empresarial e público sobre estratégias de capital intelectual, enfoques, marcos, ferramentas, técnicas e tecnologias com o fim de aumentar a compreensão do capital intelectual no contexto da economia do conhecimento moderno. O objetivo desta revista é a identificação de estratégias inovadoras de capital intelectual e a aplicação dos conceitos   teóricos a situações do mundo real.

Revista Alcance

pub2A Revista Alcance está vinculada ao Programa de Pós-graduação de Administração de Empresas da Universidade do Vale do Itajaí – Univali e é publicada on line a cada três meses. Sua linha editorial está centrada na área de concentração “Estratégia, Gestão e Sociedade”, cujos temas se relacionam com as três linhas de pesquisa do programa: Estratégia em Organizações; Sustentabilidade, Organizações e Sociedade; e Tecnologias de Gestão.

Revista Navus

pub3Navus é uma revista eletrônica que publica trabalhos científicos originais nos idiomas português, espanhol e inglês que são resultados de pesquisas e estudos; revisões críticas de eventos e livros e informes de pesquisa ou  de casos de caráter científico. A linha editorial tem como base a gestão da organização combinada à tecnologia. É publicada a cada três meses, oferecendo acesso aberto aos conteúdos publicados. São aceitas colaborações do Brasil e de outros países nos âmbitos de gestão e de tecnologia, com espectro de conhecimento amplo de subdomínios em:  Gestão Organizacional e Estratégica, Gestão de Pessoas, Gestão da Produção e Gestão Logística, Gestão de Qualidade, Gestão Financeira e Contabilidade, Gestão Comercial e de Marketing, Gestão da Informação e do Conhecimento, Gestão do Desenvolvimento Sustentável e Gestão da Educação.

Produção em Foco

pub5Produção em Foco estabelece um marco de discussão entre profissionais da área de educação e dos negócios, assim como um intercâmbio de enfoques entre especialistas da área de engenharia da produção, a difusão dos melhores trabalhos técnicos e científicos e um incentivo para o estudo e desenvolvimento das empresas produtivas e de serviços nas mais diversas áreas de prática de engenharia da produção.

Revista CD: Ciencias de la documentación

pub7Revista A Revista Ciencias de la Documentación é uma publicação científica que vela pelo conhecimento e inovação de primeira ordem nos marcos da Informação, Comunicação e Novas Tecnologias. A revista conta com alianças internacionais sendo uma delas com publicação científica acadêmica da Itália – integrante da CLACSO.

Guardar

Iberoamerican Journal of Strategic Management

pub9

A Revista Iberoamericana de Estrategia – RIAE é fruto da união de pesquisadores que são membros de diversos núcleos e grupos de estudos de estratégia existentes nas universidades da América Latina e nos países ibéricos. Esta união surgiu a partir da identificação dos avanços e da maturidade acadêmica neste campo de pesquisa e pela falta de revistas especializadas e qualificadas, cientificamente, nesta área, a qual tem  dificultado a divulgação de importantes resultados que já foram alcançados. A RIAE é a sucessora da antiga Revista Gerenciais, com um histórico de publicações iniciado em 2002 sem interrupções.

International Journal of Innovation

pub8International Journal of Innovation é uma revista que se converteu em veículo para a publicação de produção intelectual no campo da inovação, da pesquisa científica e do conhecimento, estratégia, modelos de estado da técnica e dos instrumentos para a inovação. Nasce como resultado dos esforços de pesquisadores vinculados a distintos núcleos de pesquisas e grupos que estudam em universidades de todo o mundo. A revista adota um enfoque multifacetado aproximando-se dos desafios que enfrenta a inovação e as áreas relacionadas. A revista é de caráter internacional e dá as boas-vindas às contribuições ao conhecimento na inovação de alcance internacional. Encontra-se indexada por: Directory of Open Access Journals (DOAJ), Ebsco Host, Portal de Portales Latindex, Gale Cengale Learning, Proquest, Erih Plus, Dialnet and Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico.

Guardar

Guardar

Guardar

Submissão de artigos

Os artigos devem ser encaminhados por meio da plataforma Easychair, clicando aqui!

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com o Comitê Científico: comissaocientificaciki@gmail.com

Edições anteriores

Artigos selecionados nas edições anteriores

Guardar