Ciki 2017

Home » Ciki 2017
Sede
O ciki
Objetivos do ciKi
Datas importantes
Edições anteriores
Sede
O Ciki 2017 será em Foz do Iguaçu – Brasil

 

A cidade de Foz do Iguaçu está localizada na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai. Com uma população de mais de 260 mil habitantes, possui uma diversidade cultural expressiva, com mais de 81 etnias que vivem harmoniosamente. A cidade também recebe, diariamente, milhares de visitantes de todo o mundo. É o segundo destino brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros, conhecido internacionalmente pela beleza exuberante das Cataratas do Iguaçu, pela grandiosa construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, pelas oportunidades de compras em Ciudad del Este – Paraguay e por estar geograficamente próxima das ofertas de entretenimentos noturnos encontradas em Misiones – Argentina.
.

Parque Tecnológico Itaipu

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) está instalado nos antigos alojamentos dos operários que construíram a usina hidrelétrica Itaipu Binacional. Com um modelo de operação inovador, os espaços deram lugar a instituições de ensino e pesquisa, salas de aula, laboratórios, incubadora de empresas, entidades governamentais, empresas da iniciativa privada e à sociedade em prol do desenvolvimento científico e tecnológico, da inovação, da formação de competências, da qualificação técnica e do fortalecimento de atividades produtivas do território. Todos os dias, circulam pelo PTI cerca de 7 mil pessoas de mais de 40 nacionalidades. O PTI ocupa uma área de 75,54 hectares, sendo 49,82 mil m² de área construída. Seus projetos envolvem as áreas de educação e extensão, pesquisa e desenvolvimento, inovação e negócios. O Parque também é palco de eventos nacionais e internacionais que discutem e promovem o desenvolvimento científico e tecnológico, além da integração cultural da América Latina.

Onde ficar

Foz do Iguaçu conta com uma ampla rede de hotéis. A hospedagem e o transporte até o local do evento é responsabilidade do participante.

Clique aqui e conheça alguns dos hotéis da cidade

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

O ciki

O Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki busca promover o desenvolvimento conceitual, metodológico e a prática de Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual e Gestão da Inovação.

 

O evento é uma iniciativa do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Parque Científico e Tecnológico (TECNOPUC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Programa Colégio das Américas (COLAM) da Organización Universitaria Interamericana (OUI), em parceria com diversas instituições de ensino e organizações da América Latina. Trata-se de um espaço técnico-científico, em que investigadores, tomadores de decisões, gestores e profissionais podem colaborar, debater, desenvolver ou compartilhar teorias, metodologias, ferramentas e experiências nestes campos. Ao longo de sua história, a Ciki tem se consolidado como um espaço para a troca de ideias, experiências e tendências relevantes para a gestão do conhecimento e gestão da inovação, tanto no setor público, no setor privado e acadêmico.

 

Em 2017, Foz do Iguaçu será sede da 7ª Edição do Congresso, que traz como tema: Conhecimento e inovação: energia para o desenvolvimento.

 

A edição deste ano conta com o apoio da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que será sede do evento. No PTI coabitam diversas entidades – acadêmicas, governamentais, empresariais – caracterizando-se como um ambiente de conexões e de uso compartilhado, propiciando trocas de experiências e integração entre pessoas e instituições. O PTI também é palco de eventos nacionais e internacionais que discutem e promovem o desenvolvimento científico e tecnológico, além da integração cultural da América Latina. A equipe do PTI auxilia no planejamento e na organização dos eventos, além de disponibilizar infraestrutura completa e adequada. Para atender seus habitantes e visitantes, conta ainda uma ampla área de serviços, com agências bancárias, caixas eletrônicos, agências dos Correios, ambulatórios, restaurantes, cafeterias e transporte interno.

Objetivos do ciKi

O encontro reúne as seguintes características:

– Trata sobre as disparidades quando ao desenvolvimento da inovação na América Latina e Caribe.
– Propõe estratégias para acelerar a inovação na região.
– Orienta a resolução de problemas na gestão da inovação.
– Fornece ideias para o desenvolvimento de estratégias para gestão da inovação.
– Realiza um fórum internacional sobre tendências em inovação.
– Apresenta experiências internacionais, com reconhecidos especialistas.
– Representa uma oportunidade de Networking.

 

Com uma programação diversificada, o Ciki contempla plenárias, debates, sessões de Networking temático e sessões paralelas, com apresentação de trabalhos selecionados. O Congresso é voltado para profissionais que trabalham na área de inovação e gestão do conhecimento, com funções de direção ou de gestão (tomadores de decisão), responsáveis pela implementação de ações estratégicas nos setores:

icon_bombilloSetor Público:

  • Dirigentes de pesquisa e inovação de organismos, reitores em Ciência, Tecnologia e Inovação – CTI (nível nacional ou estadual)
  • Dirigentes de Agências de Inovação
  • Executores de projetos em CTI

 

icon_birreteSetor Acadêmico:

  • Dirigentes de Parques Científico Tecnológicos (PCT)
  • Dirigentes de Centros de Inovação e Empreendimento nas Universidades
  • Reitores e Vice-reitores de Pesquisa e Inovação
  • Dirigentes de Centros de Pesquisa

 

icon_corbataSetor Privado:

  • Dirigentes de áreas I+D+i
  • Dirigentes de divisões de Responsabilidade Social Empresarial
  • Dirigentes de Centros de Inovação
  • Gerentes de direcionamento estratégico

 

icon_socialTerceiro Setor:

  • Dirigentes de empresas sociais
  • Representantes de ONGs vinculadas a temas de inovação
Datas importantes
04 de abril de 2017
Início do prazo para submissão de artigos
21 de julho de 2017
Divulgação dos artigos aceitos

Encerramento das inscrições
14 de junho de 2017
Encerramento do prazo para submissão de artigos
03 de julho de 2017
Abertura das inscrições
11 e 12 de setembro de 2017
Realização do Congresso
Edições anteriores

Conheça algumas das edições do Ciki:

ciKi 2016

“Acelerar a inovação: fator decisivo para o desenvolvimento social”

Universidade St Thomas – Bogotá, Colômbia

O desenvolvimento econômico e social dos países não dependem de seus abundantes recursos naturais, mas sua capacidade de gerar conhecimento e converter este conhecimento em inovação. Apenas os países que conseguem efetivamente promover estratégias e participar da sociedade do conhecimento vão garantir o desenvolvimento de suas comunidades. Bogotá foi o local da VI edição do Congresso, cujo tema foi “Acelerar a inovação: fator decisivo para o desenvolvimento social“. Reuniu um conjunto de questões estratégicas destinadas a promover eficazmente os processos de inovação na região e compensar a falta de indicadores de desenvolvimento.

Iconbox Title

ciKi 2015

Conhecimento e Inovação para a competitividade industrial

Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC, Joinville, Brasil

Em 2015, a cidade de Joinville (Brasil) foi a sede da 5ª edição do ciKi, que apresentou como tema o “Conhecimento e a inovação para a competitividade industrial”. O evento contemplou o encerramento da apresentação do documento que resume a V Conferência Estatal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que buscava estabelecer direções estratégicas e prioritárias do Governo do Estado, atuando em apoio às inovações resultantes da pesquisa científica e tecnológica, realizadas por instituições e empresas de Santa Catarina.

ciKi 2014

Gestão do conhecimento e capital intelectual como janela competitiva

Universidad Técnica Particular de Loja – UTPL, Loja, Equador

Realizado na cidade de Loja (Equador) e com o tema “Gestão do Conhecimento e Inovação”,  a 4ª edição do ciKi alcançou uma etapa importante em seu caminho, estabelecendo-se como um evento de classe mundial. Nesta ocasião teve a proposta de discutir e apresentar alternativas de inovação em contextos dinâmicos, acadêmicos, empresariais. Representantes de organizações governamentais e não governamentais foram chamados para discutir a direção da inovação organizacional, centrado nas pequenas e médias empresas.

ciKi 2013

“Parques Tecnológicos e Capital Intelectual: Inovar em Tempos Turbulentos”

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SUL/TECNOPUC – PUCRS, Porto Alegre, Brasil

Em 2013 aconteceu a 3º edição do ciKi, em Porto Alegre (Brasil), com o tema “Parques Científicos e Capital Intelectual: inovar em tempos turbulentos”. Assim como nas edições anteriores, participantes nacionais e internacionais apresentaram e discutiram o capital intelectual no desenvolvimento estratégico da inovação tecnológica e de cidades do conhecimento.

ciKi 2012

“El Reto de Dinamizar la PYME y el Emprendimiento Innovador”

Universidad Autónoma de Madrid – UAM, Madri, Espanha

Madri (Espanha) foi a sede da 2º edição do ciKi, em 2012. O tema central foi “El Reto De La PYMEs Y El Avance de Emprendimiento Innovador”, cujo objetivo principal foi dinamizar as PYME em ambientes conflituosos de gestão do conhecimento e capital intelectual, para competir em uma economia global.

ciKi 2011

“Gestão do Conhecimento e Inovação”

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, Brasil

O primeiro congresso ciKi foi realizado em Florianópolis (Brasil), em 2011, tendo como tema “Gestão do Conhecimento e Inovação”. O objetivo foi promover novas teorias, métodos e técnicas de gestão do conhecimento. As discussões propostas pelo evento são relevantes para o desenvolvimento e a competitividade das organizações brasileiras que precisam de investimentos em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias que possam competir no mercado global.