Inscrições abertas para a 7ª edição do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação

julho 03, 2017

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi 2017. O evento acontece nos dias 11 e 12 de setembro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu – PR.

O ciKi busca promover o desenvolvimento conceitual, metodológico e estimular a prática de gestão do conhecimento, de capital intelectual e de gestão da inovação. Reúne representantes de instituições públicas, privadas, acadêmicas e do terceiro setor em discussões, palestras, troca de experiências, apresentação de novas tendências e estudos na área.

“Conhecimento e Inovação: energia para o desenvolvimento” será tema dessa edição do congresso, que tem a premissa de que o conhecimento é matéria-prima para o fomento a processos de inovação. O ciKi é realizado anualmente, com edições no Brasil e no exterior. Em 2016, Bogotá – capital da Colômbia – sediou o evento, contando com a presença de 18 países.

O encontro é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu, Itaipu Binacional, entre outras instituições nacionais e internacionais. “Para cada edição do ciKi, buscamos pares que tenham histórico em processos de inovação, como é  o caso do PTI, que já é um marco por toda a sua atuação em prol do desenvolvimento regional, para a melhoria da qualidade de vida, e adensamento da inovação”, avalia o professor doutor Paulo Selig, coordenador geral do ciKi 2017.

As inscrições devem ser realizadas no site congresociki.org, disponível nos idiomas português, inglês e espanhol. O valor da inscrição é de R$400,00.

 

PROGRAMAÇÃO

Na abertura do evento, o conferencista Manuel Heitor conduzirá uma conversa sobre “o desafio de popularizar a ciência e a tecnologia para o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada”. Na sequência, haverá uma mesa redonda com o tema “avaliação de intangíveis” e sessões de networking temático. A programação do primeiro dia se encerra com um debate sobre “cidades inteligentes e territórios inteligentes” e um coquetel.

Entre os conferencistas deste ano está o engenheiro italiano Sandro Battisti, PhD em Gestão da Inovação, profissional com mais de 18 anos de experiência em gestão da inovação, transferência de tecnologia e desenvolvimento de negócios. Battisti abre os trabalhos do segundo dia de evento, com a palestra “O desafio da inovação social”.

O evento prevê ainda uma visita técnica ao Parque Tecnológico Itaipu, que integra, em um mesmo espaço, instituições de ensino e pesquisa, salas de aula, laboratórios, incubadora de empresas, entidades governamentais, empresas da iniciativa privada e a sociedade em prol do desenvolvimento científico e tecnológico, da inovação, da formação de competências, da qualificação técnica e do fortalecimento de atividades produtivas do território.