Inscrições abertas para submissão de trabalhos no 7º Congresso ciKi

abril 26, 2017

Com o objetivo de promover o desenvolvimento conceitual e metodológico, assim como o estímulo a prática de gestão do conhecimento, capital intelectual e gestão da inovação, a 7ª edição do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKI 2017 – será sediado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, nos dias 11 e 12 de setembro.
Neste ano, o evento traz o tema “Conhecimento e inovação: energia para o desenvolvimento” e deverá reunir representantes de instituições públicas, privadas, acadêmicas e do terceiro setor para a realização de discussões, palestras, troca de experiências, apresentação de novas tendências e estudos na área. O ciKi 2017 é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do PTI, Itaipu Binacional, Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TecnoPuc), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da Organização Universitária Interamericana (OUI) e Unicesumar.

As inscrições para submissão de trabalhos a serem apresentados no ciKi 2017 permanecem abertas até o dia 04 de junho, sob a ótica do tema trabalhado pelo congresso, em três categorias: artigo completo, artigo curto e relato técnico. A relação dos trabalhos aceitos será divulgada no site do evento, a partir do dia 16 de julho.

Categorias e Temáticas

Os artigos completos devem ter de 12 a 15 páginas e apresentar resultados provenientes de pesquisa científica teórica ou empírica, envolvendo a exposição de fundamentação, base conceitual, metodologia utilizada, dados de pesquisa e análise ou discussão desenvolvida.

Em artigos curtos devem ser apresentados resultados iniciais ou completos, provenientes de pesquisa teórica ou empírica, entre 4 a 6 páginas.

Relatos técnicos, trabalhos de 7 a 10 páginas, são aqueles que apresentem um produto final ou aprendizado decorrente de pesquisa ou produção técnica com o objetivo de analisar ou propor soluções a problemas referentes ao contexto organizacional. Apesar dos resultados práticos, o trabalho deve ser escrito com rigor científico e metodológico, contendo a descrição do caso, técnica ou situação, discussão com revisão da literatura, conclusão e bibliografia.

Os modelos para formatação dos trabalhos estão disponíveis para uso e consulta no site do evento, na  aba “Chamada de trabalhos” (congresociki.org/chamada-de-trabalhos).

Dentre as temáticas a serem desenvolvidas pelos autores, destacam-se os principais assuntos: Ecossistemas de inovação, Engenharia do conhecimento, Gestão do conhecimento, Meios do conhecimento, Universidade inovadora e empreendedora, e Gestão e prática da inovação social. Os subtópicos de cada tema estão disponíveis para consulta no site do evento. Ressalta-se que a apresentação dos trabalhos incluem os temas apresentados, mas não estão limitados aos mesmos.

Normas

Os trabalhos poderão ser expostos em português, inglês ou espanhol e cada autor poderá submeter até dez trabalhos, dos quais serão aceitos no máximo quatro artigos completos, quatro artigos curtos e dois relatos técnicos. Para a apresentação do trabalho no congresso, ao menos um dos autores deverá estar inscrito no evento. Não serão aceitas inclusões ou exclusões de novos autores após a submissão dos artigos e relatos técnicos. A formatação dos trabalhos deverá estar de acordo com as normas da American Psychological Association (APA) e a submissão dos mesmos será realizada através da plataforma Easychair (https://easychair.org/conferences/?conf=ciki2017). O regulamento completo está disponível no site do evento.

Dúvidas poderão ser sanadas por meio de contato com o Comitê Científico, pelo endereço eletrônico comissaocientificaciki@gmail.com.