Parque Tecnológico integra empresas, centros de pesquisa e universidades no oeste do Paraná

maio 25, 2017

Contribuir com o desenvolvimento da região oeste do Paraná foi o grande motivador para a criação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em 2003. O Parque promove a sinergia entre empresas, centros de pesquisa, laboratórios e instituições de ensino, fazendo a conexão entre educação, pesquisa, tecnologia, inovação e negócios. Juntas, estas atividades geram desenvolvimento científico e tecnológico, inovação, formação de competências, qualificação técnica e fortalecimento de atividades produtivas do território.

O PTI ocupa uma área de 75,54 hectares, sendo 49,822 m² de área construída. No espaço coabitam diversas entidades, caracterizando-se como um ambiente de conexões e de uso compartilhado, propiciando trocas de experiências e integração entre pessoas e instituições. O modelo objetiva o melhor aproveitamento dos recursos investidos em infraestrutura, ao mesmo tempo em que busca a otimização e complementação de competências, por meio da operação em rede. As atividades são organizadas em três âmbitos: pesquisa e desenvolvimento; educação e extensão; e inovação e negócios.

São 55 salas de aula; 62 laboratórios; 4 centros de pesquisa; uma biblioteca com mais de 90 mil livros; uma Incubadora de Negócios; um Polo Astronômico; três universidades (Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste; Universidade Aberta do Brasil – UAB; Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Unila). Todos os dias, passam pelo PTI cerca de 7 mil pessoas de mais de 40 nacionalidades.

Para atender à demanda de habitantes que transitam, diariamente, pelo PTI e os turistas que visitam os atrativos do Complexo Turístico Itaipu, são disponibilizados espaços de serviços, como agência dos Correios; agências bancárias, ambulatório, caixas eletrônicos, copiadora, cafeteria, lanchonete, restaurantes, casa de câmbio, serviço de táxi.

O PTI também é palco de eventos nacionais e internacionais que discutem e promovem o desenvolvimento científico e tecnológico, além da integração cultural da América Latina. Além de atuar no planejamento e na organização de eventos, a Fundação PTI também apoia os seus parceiros, ao disponibilizar infraestrutura completa e adequada para a realização de eventos.

 

Laboratório Multiusuários

 

 

Incubadora de Negócios

 

 

Biblioteca Paulo Freire